BUSCANDO SOLUÇÕES INOVADORAS PARA PROBLEMAS COMPLEXOS

“Aprender-fazendo”: é assim que nosso programa educativo de Inovação através do Design Thinking busca capacitar equipes e organizações. Em outras palavras, durante a nossa jornada de aprendizagem, os conceitos e as ferramentas estudadas no programa são aplicadas diretamente aos desafios reais encontrados nos ambientes negociais.

Apesar das diversas definições encontradas para o termo “Design Thinking”, a maioria dos autores compartilha a ideia de que se trata de uma abordagem para resolver problemas complexos e mal definidos, que utiliza métodos e mindset tipicamente associados aos designers, adaptando-os a diferentes contextos, centrada no ser humano e orientada a protótipos, e que também busca promover a criatividade e reconhecer o valor do trabalho em equipes multidisciplinares.

Considerando as habilidades que devam ser desenvolvidas de modo a obter mais proveito da abordagem do Design Thinking, podemos elencar o pensamento criativo, os métodos de resolução de problemas, o trabalho em equipe e a prototipagem rápida. Considerando as atitudes que devam ser promovidas, podemos citar a empatia, o caráter exploratório, o pensamento integrativo, a colaboração e a cooperação.

Diversas ferramentas são apresentadas e utilizadas neste programa, tais como a observação empática, a criação de personas, os mapas conceituais, o brainstorming multidisciplinar, dentre outras.