RESPEITANDO AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

O interesse por uma melhor compreensão do papel das diferenças individuais na aprendizagem, tanto na educação presencial quanto na educação online, continua a motivar muitos trabalhos de pesquisa cientifica.

Podemos compreender os estilos de aprendizagem como “os traços cognitivos, afetivos e fisiológicos, que servem como indicadores relativamente estáveis, de como percebemos, interagimos e respondemos aos ambientes de aprendizagem” (Alonso, Gallego & Honey, 2002). Estes autores desenvolveram um dos inventários de estilos mais utilizados, advogando a existência de quatro estilos de aprendizagem, a saber: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático.

Outros modelos e teorias sobre estilos de aprendizagem foram concebidos ao longo das últimas décadas e fundamentaram o desenvolvimento de instrumentos de avaliação de estilo de cada aprendiz. A maioria desses instrumentos são questionários de auto-relato, os quais, ao longo do tempo, sofreram a devida validação e comprovação de confiabilidade.

A premissa básica é de que ao conhecer a forma como o indivíduo processa a informação e aprende, torna-se possível desenvolver estratégias instrucionais específicas que busquem elevar o aproveitamento no processo de aprendizagem.